sexta-feira, 29 de agosto de 2008

BrOffice.Org Writer

Depois de ter lido por várias vezes o artigo BrOffice. Org Writer percebi que não é uma tarefa fácil explorar esse programa, porque tinha pouco conhecimento sobre as buscas que a tecnologia nos permite alcançar, mas agora estou lendo bastante,usando mais o computador, procurando aprender com os colegas, filho e com o curso Linux, ministrado pelas queridas professoras Silvana e Sirlei, onde elas nos mandaram o programa BrOffice.Writer através do blog introducaoaeducacaodigital.blogspot.com, onde nos ensina os passos que devemos seguir para usá-lo corretamente.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tarefa n° 2
A transformação da escola através do computador

A informática está ligada ao ser humano, seja em casa, no trabalho, no lazer, na escola e é de fundamental importância que a escola proporcione aos alunos o acesso a informática, pois além da modernidade o computador é um excelente recurso que possibilita os alunos trabalharem os mais variadas formas de conhecimento.
E cabe a escola acompanhar a evolução da sociedade.

Tarefa n° 1


Eu concordo com o texto. Quer aprender? Crie um blog. Pois através do mesmo, professores e alunos compartilham e buscam mais informações, fazem comentários, ajudam e são ajudados, tiram dúvidas, aprendem com outras colegas, colocam links e tornam as aulas mais interessante.
Infelizmente nem todas as escolas tem computadores e aquelas que têm nem todos os professores sabem fazer blog, mais agora que aprendi, vou criar blog com meus alunos e usar para melhorar minhas aulas e meu aprendizado.


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tarefa a distãncia

A educação que desejamos

O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas que excitem a curiosidade, a imaginação ea criatividade.

Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem. Porque a sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. Por isso , caminhamos para ter aulas com acesso wireless, que favorecem que a transformação realmente em aulas-pesquisa com facilidade.

Quando mais conectada a sociedade, mais importante é termos pessoas

afetivas , acolhedoras , que saibam mediar as diferenças , facilitar os caminhos , aproximar as pessoas .

Educar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativas . Ivestindo na formação de professores, no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias , poderemos avançar mais depressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar,porque há toda uma ligação com o passado que é necessário manter e também uma visão do futuro à qual devemos estar atentos.

Em poucos anos dificilmente teremos um curso totalmente presencial.Por isso caminhamos para muitas fórmulas de organização de processos de ensino-aprendizagem e com a necessidade de aprender continuamente. Portanto caminhamos para fórmular de gestão menos centralizadas , mais flexiveis , integradas para estruturas mais enxutas.

Muitos cursos poderão ser realizados a distância com som e imagem,
principalmente cursos de atualização, de extensão. As possibilidades de interação serão diretamente proporcionais ao número de pessoas envolvidas.

As estruturas organizativas e currículos terão que ser muito mais flexíveis e
criativos , o que não parece uma tarefa fácil de se realizar.

Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola; do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.


A



segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O e-mail no fazer pedagógico

Eu acho que através do e-mail, nós podemos adquirir conhecimentos, trocando informações, experiências com outras pessoas, pois apesar de não saber usar muito o computador, eu já mandei um e-mail para a revista do professor, na qual eu sou assinante, pedindo um artigo que tinha sido publicado há bastante tempo e eles me mandaram o artigo por e-mail auxiliando-me na minha prática pedagógica e no meu estágio.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

O início de tudo

Estou muito contente, pois consegui fazer meu blog, tive que fazer outro email, pois a minha senha no yahoo era apenas de seis números e não deu, no momento que comecei as idéias foram surgindo e as dificuldades foram sendo sanadas.