quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DESPEDIDA DO CURSO

AVALIAÇÃO DO CURSO
Ao término do curso de Informática Aprendemos e Ensinando com as TIC, constatei que foi de grande importância para a minha prática pedagógica, pois tudo que aprendemos com as professoras e colegas do curso e com os contatos foram muito significativos, ampliando nossos conhecimentos para melhor atender os alunos em todas as áreas da aprendizagem.
As professoras foram incríveis nesta caminhada cheia de novidades e desafios, pois com elas aprendi a postar vídeo, slide e buscar sempre mais, visto que é uma área que se renova a cada dia, por isso temos que estar sempre atentos.
Sei que ainda tenho muito que aprender, mas estou disposta a continuar pesquisando, aprendendo e buscando através dos subsídios e dicas que o curso e as professoras nos fornecerem, pois só tenho que agradecer muito as professoras Anilda, Silvana e Sirlei pelo carinho, dedicação e paciência que tiveram comigo e com os colegas de curso, fica aqui o meu MUITO OBRIGADO por terem me proporcionado este aprendizado que começou na elaboração e exploração dos blogs e tenho certeza que jamais terminará.
BEIJOS
TEREZINHA

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PROJETO FINAL


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDGARDO PEREIRA VELHO.

PROJETO DE LEITURA
Tema: APRENDER BRINCANDO

Número de alunos: Todos os alunos dos anos e séries iniciais do ensino fundamental.
Turmas: 11, 12, 22, 35, 32, 33, 42.
Tecnologias e mídias utilizadas: Computadores, máquina fotográfica e copiadora.
Duração: 10 dias.
Professores: Cristina,Vera Braga, Lucimara, Aleteia, Terezinha, Luiz Henrique.

Justificativa:
O presente projeto pretende estimular o gosto pela leitura, tendo como ápice a produção textual.
Segundo Paulo Freire, o ser humano começa pela leitura de si e do mundo, para depois proceder à leitura das palavras. Deste modo, a compreensão dos textos, das palavras e das letras só tem sentido se houver uma contextualização com sua experiência vivencial.”O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e reescrita do lido”.Com a leitura das palavras, o aluno dá sentido ao que lê e ao que escreve, interpreta aquilo que já conhece e ao fazê-lo, abre-se para o ato mágico de criar.


. Objetivos:
Despertar o gosto pela leitura de forma alternativa e atraente, desacomodando os não leitores, buscando a clareza dos atos de ler, escrever e compreender os códigos na sua totalidalidade.

• Desenvolvimento:
• Os alunos foram na biblioteca escolheram livros e desenvolveram propostas de leitura.
• Em sala de aula alunos e professores escolhem um autor e o aluno conta uma escrever e compreender os códigos, na sua totalidade. Isto estimula a fantasia, prazer e o interesse pela leitura.
• Por meio de votação escolheu-se uma história para representar para as outras turmas da escola.
• Foi escolhida a história: “OS TRÊS PORQUINHOS”
• Os alunos recriaram a história dos TRÊS PORQUINHOS para apresentarem e dramatizarem para as turmas da escola.
• Fomos no Laboratório de Informática e pesquisamos a história:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Tr%C3%AAs_Porquinhos
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24
http://www.youtube.com/watch?v=O1c3mPCzcsE.

Turmas e professores:
1º ANO:T:11, Prof: Cristina, A Bela:12, A Branca de Neve e os Sete Anões.
• 2º ANO:T:22, Prof: Vera Braga, O Ursinho Memel
• 3º ANO:T:35, Prof: Lucimara, Pinóquio
• 3ª SÉRIE:T:32, Prof: Aletéia, Poesia: Os animais.
• 3ª SÉRIE:T:33, Prof: Terezinha, Os Três Porquinhos.
• 4ª SÉRIE:T:42, Prof: Luiz Henrique, Rapunzel.

Avaliação:
Foi considerado ótimo, pois todos os alunos do turno da tarde, desde o 1º ano até a 4ª série participaram do projeto, obtendo excelentes resultados.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PROJETO

Pensar com Alegria –Aprender Brincando”

JUSTIFICATIVA:
Por meio das atividades lúdicas poderemos trabalhar conceitos, princípios e fundamentalmente as possíveis relações que por ventura estes conceitos produzirão, apresentando a estas crianças novas leituras de mundo para serem somadas as que elas próprias trazem para o universo escolar, sendo uma etapa bastante significativa em suas vidas.

OBJETIVOS:
_Conhecer diferentes gêneros textuais;
_Despertar o gosto pela leitura para promover o contato com a leitura cotidiana;
_Oportunizar experiências de trabalho em grupo, visando à socialização e integração dos educandos.

DESENVOLVIMENTO:
Para a execução do projeto e com vista ao alcance dos objetivos, foi realizado um grande conjunto de atividades diversificadas,
_ Poesia,
_Trava-língua,
_Adivinhas,
_Histórias infantis,
_Jogos,
_ Músicas,
_Brincadeiras,
_Dramatizações,
_Filmes,
_Histórias Matemáticas,
_Releituras de obras de arte

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados por meio de observações, da participação, interesse demonstrados no desenvolvimento do projeto.

Deste projeto, colocaremos uma aula com a história:
O MACACO E A MOLA
Com a professora da 1ª série, Cristina, da escola Edgardo Pereira Velho

DESENVOLVIMENTO
_Atividade introdutória:
Foi apresentado aos alunos um saco surpresa com uma mola de brinquedo;
_Levantamento de hipótese do que tinha dentro do saco;
_Após cada um brinca um pouco com a mola, enquanto a professora escreveu no quadro a palavra mola de diferentes maneiras e cores, contando com a participação dos alunos;
_A professora perguntou: O que o macaco e a mola têm em comum?
_ Apresentação do livro: O Macaco e a Mola, de Sonia Junqueira, editora Ática.
_Exploração da capa do livro;
_Dividir a história, cada aluno recebeu uma e desenhou montando um livro coletivo:
_Foi selecionada algumas frases do texto e colocadas no quadro, os alunos indicaram as palavras semelhantes em cada frase;
_Mostrar as alterações existentes de uma palavra para outra;
_Substituir a palavra grifada por outra;
_jogo: salada de letras, utilizando palavras do texto.

O livro foi construído coletivamente com os alunos indo para a casa de cada um, dia após dia, por meio de sorteio, para que lesse com seus familiares, depois de visitar todos, o livro foi exposto na escola para os alunos das outras turmas também lerem.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ativ_4_4_ "Socializando Experiência com Projeto"


Na Escola Estadual de Ensino Médio Edgardo Pereira Velho trabalha-se esporadicamente com projetos, quando trabalhados obtemos resultados surpreendentes. Havendo uma interação com todas as turmas dos anos e séries iniciais do ensino fundamental. Como no projeto: "PENSAR COM ALEGRIA- APRENDER BRINCANDO".